II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja

Ir para o conteúdo

Menu principal:

BEM VINDO - WELCOME


II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja
Data: 24/07/2017


Treze anos atrás estamos realizando o I Workshop sobre a ferrugem asiática da soja. Muito tempo se passou. Foram 13 anos de aprendizados vencendo desafios no manejo racional da doença e na melhoria da produtividade da soja.
A doença continua atual e muito ainda temos que pesquisar, aprender e estudar.
Importante mencionar o que evoluímos e os desafios que vivenciamos, como queda na eficácia dos fungicidas triazóis e estrobilurinas, nos últimos 10 anos. Melhoramos nos sistemas integrados do patógeno e da doença, mas por outro lado dos seis genes de resistência vertical, quatro sucumbiram presente o patógeno (Rpp1, Rpp2, Rpp3 e Rpp4). Também vimos anunciado a primeira clonagem de um gene do feijoeiro Guandú na soja para resistência e imunidade ao patógeno, embora esta tecnologia deva demorar um pouco para ser testada e para chegar ao produtor rural. Os sistemas de alerta continuam, como o site como o Consórcio Anti-ferrugem da Soja que foi lançado em Uberlândia em 2004.

A busca de genótipos de soja do ciclo mais precoce e a maior antecipação da época de semeadura reduziram as epidemias precoces do patógeno no cerrado, mas as mesmas continuam a desafiar o sul do Brasil, notadamente o estado do Paraná. O vazio sanitário respeitando os limites de cada estado da Federação tornou-se uma ferramenta importante no manejo do inóculo inicial e na redução do uso de fungicidas. As novas tecnologias incorporadas no manejo da doença e do patógeno como o desenvolvimento de mapas de risco, agricultura de precisão, VANTs (veículos aéreos não tripulados) e novas tecnologias de pulverização e deposição e produtos foram avanços inquestionáveis.

O retorno aos fungicidas protetores como ditiocarbamatos, p.ex. mancozeb, clorotalonil e cúpricos apontaram erros passados no manejo do patógeno e da doença devido a ocorrência de mutações no genoma do fungo e surgimento da resistência aos fungicidas sistêmicos. O fungicida protetor tornou-se então uma ferramenta essencial no manejo da resistência ou perda da sensibilidade do patógeno aos fungicidas. Os avanços na biologia molecular com certeza auxiliam e auxiliarão o arrojo na pesquisa científica e as respostas na interação planta-patógeno, por meio de detecção e estudos de elicitores e efetores, deste modo, muito utilizaremos da proteômica e metabolômica.

Novos caminhos devem ser apontados e seguidos para a sustentabilidade de uma comoditie, como a soja, que ainda é a principal cultura do Brasil, responsável pela geração de riquezas, divisas, emprego e renda, praticamente em todas as regiões do Brasil. Enquanto os estoques mundiais e valores nas bolsas de insumos e grãos apontarem em direção à soja, com certeza essa cultura continuará a dominar o mercado brasileiro e mundial.

Esperamos que no II Workshop Brasileiro da Ferrugem da Soja tenhamos uma profícua discussão e apontamentos para o manejo sustentável da na cultura da soja, incluindo a ferrugem e seus danos diretos e indiretos na cadeia.

Sejam bem vindos!

Uberlândia, 26 de dezembro de 2016

Prof. Fernando Cezar Juliatti
Presidente do Comitê Organizador e Professor Titular da UFU

Datas Importantes

31/03/2017 - Inscrições com desconto
14/05/2017 - Prazo Submissão de Resumos
30/06/2017 - Prazo para envio da apresentação E-Pôster
21 a 23/08/2017 - 50º CBFITO
24/08/2017 - II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja
25 e 26/08/2017 - 16Th International Sclerotinia Workshop

Notícias


Novidade!!!
Apresentação de Trabalhos na forma E-p
ôster


Temas abordados:
V
ariabilidade de Epidemiologia da Ferrugem da Soja
Melhoramento Genético para Resistência à Ferrugem da Soja e Genômica da Interação Patógeno-Hospedeiro
Clonagem de Genes para Resistência à Ferrugem da Soja
Uso da Resistência Genética e Piramidação de Genes para Resistência Durável em Soja à Ferrugem
Manejo Racional da Ferrugem com Fungicidas
Por que os Fungicidas Falham no Controle da Ferrugem da Soja?
Avanços na Tecnologia de Aplicação para o Controle da Ferrugem da Soja


Patrocinadores e Apoiadores

Patrocinador Diamante


 

Patrocinadores

 
  


                   

 
 
Realização
Organização
Promoção
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal